Tribunal pune desembargador por ofender PM em 2015

Ao ser abordado sem máscara, desembargador humilhou guarda municipal em Santos (FOTOS: Reprodução)

‘SIQUEIRINHA’, COMO É CHAMADO ENTRE AMIGOS, TAMBÉM XINGOU AGENTE MUNICIPAL DE SANTOS EM 2020; origem familiar dele é de Jaú

Esta semana o Tribunal de Justiça (TJ) de SP puniu o desembargador Eduardo Siqueira por ofender uma policial militar em 2015. Por 18 votos a 6, o Órgão Especial do TJ aplicou pena de disponibilidade ao magistrado, o mesmo que afastamento das funções. Com a decisão, ‘Siqueirinha’, como é chamado entre amigos, deixa de exercer atividades, mas continua recebendo salário de forma proporcional ao tempo de serviço por 2 anos.

Em 2015, ‘Siqueirinha’ ligou para o 190 da PM para resolver uma questão familiar do desaparecimento de um filho dele. Do outro lado da linha uma policial orientou que ele procurasse uma delegacia de polícia e fizesse um B.O., momento em que o desembargador subiu o tom e tentou dar uma carteirada nela. “É uma ordem, uma requisição de um desembargador que tem patente igual de general do Exército”, disse. Na ligação, ele ainda chamou a policial de “completamente analfabeta e soldado raso”, pedindo que fosse demitida da corporação. ‘Siqueirinha’ também mentiu duas vezes: ao falar que seria presidente da Seção de Direito Privado do TJSP e que o irmão dele era Procurador-Geral de Justiça.

Episódio semelhante se repetiu em 2020, quando o desembargador caminhava na praia de Santos em o uso de máscara e foi autuado por um agente municipal de segurança. Era o momento mais crítico da pandemia da Covid-19 e o uso de máscara tinha se tornado obrigatório por decreto. ‘Siqueirinha’ se revoltou com a abordagem, desqualificou e xingou o agente municipal e inclusive rasgou a multa na frente dele e atirou no chão. Tudo foi filmado e fotografado, causando revolta no País inteiro.

Eduardo Almeida Prado Rocha Siqueira é de família tradicional com origens em Itu e Jaú. Ele, em particular, descende de familiares ramificados em Jaú e que já pertenceram à elite rural paulista. Nas últimas décadas a família perdeu poder e influência política ao ponto de ‘Siqueirinha’ nem mais ostentar o sobrenome ilustre em seu nome oficial de desembargador, optando somente por Siqueira.

Desembargador é de família tradicional com origem em Jaú (FOTO: reprodução)

HORAH – A verdade dos fatos