Tristeza – VIOLEIRO AFAMADO, JOÃO MULATO MORRE DE CÂNCER

João Mulato morava em Bauru há 12 anos, descobriu o câncer há cerca de um ano e morreu na manhã de hoje (FOTO: Reprodução)

O câncer se espalhou pelo corpo e tirou a vida de João Mulato, um dos mais tradicionais cantores da música sertaneja raiz, na manhã desta 2ª feira (20). Ele morreu em Bauru, no Hospital Estadual, onde estava internado desde a 6ª feira (17). Aos 69 anos, o mineiro Wilson Leôncio de Melo era violeiro afamado, formou diversas duplas e residia na cidade há 12 anos.

Por causa do avanço da doença e das muitas sessões de quimioterapia, nos últimos tempos João Mulato, o nome artístico dele, já “nem conseguia tocar”. A informação é da filha do violeiro, Daniella, 34 anos. Perfeccionista, os arranjos de viola criados por João Mulato eram impecáveis e criaram legiões de fãs pelo País afora. Ele descobriu a doença há cerca de um ano.

Violeiro afamado, João Mulato formou dupla com vários parceiros e tinha uma característica própria: era canhoto (FOTO: Reprodução)

DUPLAS – João Mulato foi o primeiro violeiro canhoto a fazer sucesso, na década de 1970, quando cantava ao lado de Bambico. Um dos clássicos dessa época, executado à exaustão até hoje, foi ‘Meu Reino Encantado’. Depois ele passou a cantar com Douradinho, fase de maior êxito profissional, quando gravaram ‘Tempo de Infância’, ‘Ao Mestre com Carinho’, ‘A Última Viagem’ e ‘Violeiro Sem Viola’. Ele ainda formou dupla com Pardinho (que cantou com Tião Carreiro) e Paraíso.

HORAH – Informação e Prestação de Serviço