TROCA-TROCA POLÍTICO DESAGRADA DISTRITO E REFORÇA BASE ALIADA

Sabará deixa Câmara e vai para Administrações Regionais, enquanto Neto assume Projetos (FOTOS: Reprodução/HoraH)

NOMEAÇÃO DE MAIS UM EX-INTEGRANTE DE GOVERNO PASSADO DEMONSTRA FALTA DE EQUIPE DO ATUAL PREFEITO

O troca-troca político segue efervescente na gestão Ivan Cassaro. A semana termina com a publicação no Jornal Oficial da portaria de exoneração do então secretário do Meio Ambiente Amílcar Marcel de Souza, o Cecéu, por enquanto substituído pelo adjunto Ricardo Brandão, filho do presidente da Câmara João Brandão; com a nomeação retroativa ao dia 2 do ex-secretário de Administrações Regionais Márcio Campos como mero chefe administrativo; com a decisão do vereador Sabará de deixar a Câmara para assumir Administrações Regionais no distrito de Potunduva; com a ida do suplente de vereador Lampião, ex-assessor de gabinete de Ivan, para o lugar de Sabará no Legislativo; e com a nomeação retroativa ao dia 7 do advogado Norberto Leonelli Neto, ex-integrante do governo Osvaldo Franceschi, para a Secretaria de Projetos, que sai das mãos de Márcio PX, titular da Mobilidade Urbana.

As repercussões acompanham toda essa movimentação. Em Potunduva, o comerciante e ex-subprefeito Paulo Victorio escreveu no Facebook que o povo do distrito foi traído mais uma vez, depois de ter se mobilizado através do Conseg, em comissões de bairros e grupos de jovens para as eleições de 2020. Na ocasião foram eleitos Sabará e Jefferson Vieira. “Ledo engano, deu no que deu, um vereador que sai do cargo sem saber o que poderia ter feito, optou por podar árvores, roçar mato e coletar entulho, para passar à população a ilusão de que o vereador está trabalhando”, postou o comerciante, seguido por uma avalanche de comentários de concordância. Tanto que o outro vereador do distrito reagiu rapidamente. “Jamais vou abandonar esse sonho (de ser vereador), jamais irei decepcionar os eleitores que acreditaram em mim”, escreveu Jefferson Vieira no Facebook.

Candarolla, supervisor de ensino, e Neto Leonelli, agora titular de Projetos, denunciados ao MP como ‘fichas sujas’ (FOTOS: Reprodução web e WhatsApp)
Contra críticas, Jefferson se antecipou: fica na Câmara (FOTO: Reprodução/Facebook)
Lampião assume vaga de Sabará na Câmara: articulador do prefeito (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

Nos meios políticos, a ida de Lampião para a Câmara é vista como reforço da base aliada do prefeito, que apesar de ter a maioria dos votos toma baile da minoria da oposição todas as sessões — e que na última reunião, dia 7, ainda sofreu com discurso indicando a deserção do então líder Rodrigo da ONG, insatisfeito com o tratamento recebido da administração. Ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Lampião é experiente e chegou a cuidar da articulação política do prefeito nos últimos meses de 2021. Contudo, a situação agora é bem mais crítica do que antes ao acumular o desgaste com a inoperância do governo após a enchente de 30/1, a destruição do asfalto na cidade inteira, denúncias de possíveis fraudes em licitações, mato e sujeira nas ruas, criação do ‘procedimento sumaríssimo’ para punição de servidores em processos administrativos e, nesta semana, da oferta pífia de 5% de correção salarial para os servidores que pedem 25,40%, contra um aumento autorizado aos secretários em setembro do ano passado de 54,35%.

Outro forte impacto político teve a confirmação da nomeação do advogado Norberto Leonelli Neto para a Secretaria de Projetos, até então sob ordens de Márcio PX, titular da Mobilidade Urbana e que acumula a responsabilidade por vários setores do governo. Neto Leonelli, como é mais conhecido, integrou a gestão do ex-prefeito Osvaldo Franceschi (o que demonstra que Ivan não possui time próprio) e, segundo representação do repórter fotográfico Tuca Melges ao Ministério Público (MP), responde por ao menos 4 ações por improbidade administrativa e dano ao erário. A representação defendia que o MP barrasse a nomeação com base na Lei da Ficha Limpa e também pretendia a exoneração, ainda que judicialmente, de Orivaldo Candarolla, o Ori, supervisor de ensino do município, pelos mesmos motivos. Segundo apurou HORAH, semana que vem cópia do Jornal Oficial com a nomeação de Neto será encaminhada ao MP.

Nomeação de Neto Leonelli publicada na última edição do Jornal Oficial (FOTO: Reprodução)

HORAH – A verdade dos fatos