TSE MANDA RECONTAR VOTOS E PRESIDENTE DA CÂMARA DEVE PERDER A CADEIRA

Kbelo ficou sem o mandato e a presidência da Câmara (FOTO: Malavolta Jr/JCNet - Reprodução)
  • SEGUNDO CÁLCULOS, PP GARANTE MAIS UMA VAGA EM BAURU E REPUBLICANOS PERDE UMA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou rever a votação à Câmara Municipal de Bauru, incluindo 1.350 votos atribuídos a Júlio Cesar (PP), o que pode tirar a cadeira do atual presidente Ricardo Kbelo (Republicanos). Segundo cálculos prévios, considerando os votos de Júlio (que tinha recurso em julgamento) o PP passa a contar com votação suficiente para duas cadeiras na Casa.

As contas indicam que a recontagem vai beneficiar o 1º suplente do PP, Edmilson Marinho (o Lokadora); já o Republicanos ficaria com uma vaga apenas, a do Pastor Edson Miguel – Kbelo, nesse caso, deixa o Legislativo. Com essa possível reviravolta, a presidência passaria para o vice Markinho Souza (PSDB), exigindo nova eleição entre os vereadores para preencher o cargo vago.

Lokadora, primeiro suplente do PP, que deve ocupar vaga na Câmara (FOTO: Divulgação/Câmara)

A decisão do TSE foi assinada pelo ministro Tarcísio Carvalho Neto e já comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de SP. Falta informar o Cartório Eleitoral de Bauru para fazer a recontagem dos votos e reacomodação das cadeiras no Legislativo. Eventuais recursos serão analisados sem prejuízo da execução da decisão do TSE, que deve ter cumprimento imediato.

O ministro do TSE acatou alegações do PP sobre pendências no registro da candidatura de Júlio. Em princípio, a Justiça Eleitoral anulou os votos atribuídos ao candidato, mas agora acolheu o documento que faltava, cuja emissão é de responsabilidade da própria Justiça, segundo argumenta o advogado Robinson Fabiano. Em 1ª instância, em Bauru, a argumentação do PP não havia sido acolhida.

HORAH – Informação é tudo