TUCO BAUAB, JOÃO BRANDÃO E FÁBIO DE SOUZA ANUNCIAM ‘CORUJÃO’ PARA EXAMES E CIRURGIAS ELETIVAS EM OUTUBRO

Rubens Cury recebeu Tuco, João Brandão e Fábio: o 'Corujão' vem aí (FOTO: Divulgação)

Secretário Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Regional de SP, Rubens Emil Cury garantiu ao vice-prefeito Tuco Bauab, ao presidente da Câmara João Brandão e ao vereador Fábio de Souza, que Jaú será contemplada com o ‘Corujão da Saúde’ do governo do estado a partir de outubro. Objetivo será o de esvaziar “e até zerar a fila de espera por exames de especialidades e cirurgias eletivas” na cidade, segundo João Brandão. “Por causa da pandemia, houve um represamento desses procedimentos no estado e por isso tem muita gente esperando por exames e cirurgias”, justificou Fábio.

“Estamos nos esforçando ao máximo para garantir esse benefício para a nossa população, porque sabemos a importância desses procedimentos para quem não tem como pagar pelo tratamento”, explicou Tuco, que também reforçou o pedido de instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Jaú. “Faz tempo que trabalhamos por isso, já tivemos a visita dos técnicos do governo para escolha do melhor local (que provavelmente será o prédio construído para a UPA, no Jardim Bernardi) e queremos que o AME seja colocado pra funcionar o quanto antes”, disse o vice-prefeito, que liderou a comitiva jauense também em visita a deputados na Assembleia Legislativa.

Segundo os jauenses, atendimentos com exames e cirurgias serão feitos em horários alternativos, acelerando os procedimentos (FOTO: Divulgação)

João Brandão lembrou que essa semana se reuniu com o provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Jr, e que o hospital deve iniciar exames de tomografia em breve. “Agora com o ‘Corujão’, em parceria com a Santa Casa, teremos vários outros exames e as cirurgias aguardadas há tanto tempo. Pouco importa se será à noite ou de madrugada, o importante mesmo é a população ter acesso a esses benefícios”, pontuou o presidente da Câmara. “Famílias necessitadas é que vão ser atendidas”, acrescentou Fábio, observando que atualmente Jaú depende de Bauru e Botucatu para realização de exames, exigindo que a população se desloque toda vez que necessário.

O ‘Corujão’ foi criado pelo governo Doria em 2019 para realizar atendimentos em horários alternativos, zerando filas de espera por ultrassom, mamografia e endoscopia, entre outros exames, e cirurgias não emergenciais (as eletivas, que podem ser agendadas). Pelo programa, o governo amplia a oferta de serviços da própria rede estadual de saúde e, onde for necessário, firma parcerias com hospitais privados para garantir que esses procedimentos cheguem a toda a população.

HORAH – Você sabe das coisas