ÚLTIMO INTEGRANTE DO PALMEIRAS DO MUNDIAL DE 51 MORRE NA REGIÃO DE JAÚ

Brandãozinho era atacante na década de 50 e foi o 2.o brasileiro a atuar no futebol francês, depois de deixar o Verdão (FOTO: Reprodução/TV Palmeiras)

BRANDÃOZINHO FARIA 91 ANOS DIA 25 E MORREU DE CAUSAS NATURAIS; ERA CASADO E NÃO DEIXOU FILHOS

José Carlos Silveira, o ex-atacante Brandãozinho do Palmeiras campeão do mundo de 1951 morreu aos 90 anos em Boa Esperança do Sul, a 40 km de Jaú. Era o último integrante daquela equipe ainda vivo e faleceu de causas naturais nesta 3ª feira (5). “A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta a perda do jogador e se solidariza com a dor de familiares e amigos”, disse em nota a diretoria alviverde.

O corpo de Brandãozinho não será velado por causa das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. O ex-atleta ia fazer 91 anos dia 25, era casado com a francesa Andree Suzanne Braga, 89 anos, e não tinha filhos. Ele jogou 29 partidas pelo Palmeiras e fez 11 gols entre 1950 e 1952, quando tinha 21 anos. Em entrevista à Folha de S.Paulo em 2019, foi taxativo ao classificar a conquista de 51, não reconhecida pela Fifa: “Claro que foi Mundial. E como foi!”

“Claro que foi Mundial”, reagiu Brandãozinho ao ser questionado sobre a conquista de 1951 (FOTO: Reprodução/TV Palmeiras)

Brandãozinho atuava basicamente como ponta-esquerda e na década de 50 foi também campeão paulista pelo Verdão. Depois, seguiu para a Europa onde atuou no futebol francês pelo Monaco e Nice; no Brasil, jogou ainda pelo Santos e Jabaquara. O atacante ficou marcado como o segundo jogador brasileiro a atuar na França – o primeiro foi o também atacante Yeso Amalfi.

HORAH – Você sabe tudo