UNIDADE DA YARA BRASIL SERÁ FECHADA ATÉ A 2.a QUINZENA DE MAIO, DIZ INDÚSTRIA

Unidade Jaú da Yara Brasil: fechamento (FOTO: Reprodução Web)

EM NOTA, A MULTINACIONAL DO SETOR DE FERTILIZANTES INFORMOU AO HoraH QUE 40% DOS TRABALHADORES SERÃO REAPROVEITADOS

A unidade misturadora da fábrica multinacional de fertilizantes Yara Brasil em Jaú será totalmente desativada “até a segunda quinzena de maio”. A informação foi passada por meio de nota ao HORAH nesta 6.a feira (30). Dos 29 funcionários operacionais da unidade, “cerca de 40% receberam oportunidade de permanência na Yara na mesma área de atuação, sendo para realocações em outras operações da empresa no País”.

O chamado plano de fechamento e descomissionamento da Unidade Misturadora da Yara em Jaú foi anunciado oficialmente em 6 de janeiro deste ano e iniciado em fevereiro, com previsão de ser concluído até o final de abril. A diretoria da Yara justificou o encerramento das atividades da multinacional em Jaú com a transferência para as fábricas de Campinas e Sumaré, que estariam ociosas.

A nota encaminhada ao HORAH informa que “25% [dos trabalhadores de Jaú] participaram de processos seletivos para migrarem a outras unidades e áreas, mas por restrição de mobilidade para mudança não houve a continuidade dos processos”; e que “os demais colaboradores tiveram acesso a todo o pacote de benefícios (…), sendo que diversos deles já se encontram empregados” (em outras empresas). Todo esse processo está sendo acompanhado pelo sindicato dos trabalhadores nas indústrias químicas de Bauru e região, como noticiado anteriormente pelo HORAH.

A Yara Brasil em Jaú fica na Zona Sul, onde funcionava uma das 33 unidades misturadoras da empresa no País. A sede brasileira fica em Porto Alegre/RS, há escritório em SP e 3 fábricas de fertilizantes. A origem da empresa é norueguesa, mas ela está presente em cerca de 150 países.

HORAH – Você sabe tudo