Um terço da população com mais de 65 anos sofre ao menos uma queda por ano, proporção que sobe com o envelhecimento. Os dados são da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Ciente dessa realidade, a Unimed Marília abre inscrições para o programa de prevenção de quedas no Espaço Viver Bem – contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (14) 2105-8191.

Segundo a Unimed, muitas das quedas em casa, por exemplo, podem ser evitadas com adoção de prevenções simples. Em nota, explica que “adaptar a casa ou evitar objetos que possam representar riscos” são medidas “que ajudam a reduzir esses acidentes”. E dá algumas dicas, como o ajuste do espaço entre móveis, o cuidado com tapetes irregulares, manter fios elétricos bem fixados para não ficarem soltos pelo caminho etc.
Outro local sujeito a quedas é o banheiro, por causa da umidade que torna o ambiente escorregadio. Nesse caso, é importante usar itens que dão maior aderência aos pés e pontos de apoio para se segurar, como barras fixadas nas paredes, próximas do chuveiro e do vaso sanitário. Cuidados individuais também são fundamentais, como o uso de calçados bem amarrados e com solado não escorregadio, roupas no comprimento certo (para não tropeçar nelas) etc.
HORAH – Informação é tudo