UPA Norte é uma das 273 unidades de saúde fiscalizadas pelo TCE

UPA Norte, no Jd. Santa Antonieta em Marília (FOTO: Divulgação)

Fiscalização surpresa de rotina foi realizada na UPA Norte de Marília por agentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta 5.a feira 20. Ela foi uma das 273 unidades que receberam fiscais do Tribunal em 120 municípios para verificar a qualidade do atendimento aos usuários dos serviços públicos de saúde, presença das equipes médicas conforme as escalas de trabalho, condições dos prédios, limpeza, acessibilidade, transporte de pacientes, disponibilidade de equipamentos de suporte médico, as condições do armazenamento de medicamentos, entre outros itens.

Ao final de cada fiscalização será emitido um relatório com fotos, vídeos e relatos dos agentes do Tribunal e as considerações feitas por eles. No caso da UPA em Marília, às 17h20 a assessoria de imprensa informou que ainda não havia nenhum posicionamento oficial, até porque não havia também relatório da fiscalização, o que está previsto para sair “nos próximos dias”. Do total de unidades de saúde fiscalizadas hoje, 71 foram hospitais, 73 UPAs, 80 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 49 de outras categorias, segundo divulgação disponível no site do Tribunal (tce.sp.gov.br).

De acordo com as informações, 340 servidores do Tribunal de Contas participaram da fiscalização surpresa de hoje, avaliando 232 locais que estão sob administração municipal (ou terceirizadas pelos municípios, caso da UPA de Marília, entregue à Associação Beneficente Hospital Universitário-ABHU da Unimar) e 41 de responsabilidade estadual. Em Bauru foram fiscalizadas cinco unidades de saúde, quatro em Lins, três em Ibitinga, duas em Botucatu etc. A relação completa está disponível também no site do TCE.

HORAH – Informação é tudo