Nesta 3.a feira 24, as urnas eletrônicas que vão ser usadas nas eleições do dia 6/10 começaram a ser preparadas em todos os cartórios eleitorais. Nessa fase, elas são carregadas com os dados dos candidatos que disputam as eleições e também dos eleitores que estão aptos a votar. Depois disso, as urnas vão ser lacradas, guardadas nos cartórios e, finalmente, transportadas para os locais de votação na data da eleição.
Todo esse procedimento é público e acompanhado pessoalmente pelo juiz e o promotor eleitoral. No estado inteiro vão ser usadas 114.740 urnas eletrônicas no dia 6. Já devidamente alimentados com os dados para votação e gravação de resultados, os equipamentos serão transportados sob escolta policial para cada local de votação no sábado, dia 5/10, véspera da eleição do 1.o turno (no caso de Marília, que tem menos de 200 mil eleitores, não há 2.o turno).
O cidadão que desejar acompanhar esse procedimento poderá fazê-lo mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto, em qualquer um dos cartórios eleitorais do estado. Eventuais dúvidas ou irregularidades podem ser enviadas ao juízo eleitoral ou diretamente ao chefe do cartório, por escrito.
HORAH – Informação é tudo