Usina de resíduos de construção é destinada ao Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná

Usina é móvel e vai atender municípios do consórcio (FOTO: Reprodução/PMJ)

Centralizado em Jaú, equipamento é móvel, foi comprado com emenda da deputada Adriana Ventura e será usado por 29 cidades

Comprada com emenda parlamentar da deputada federal Adriana Ventura (Novo), no valor de R$ 1,4 milhão, usina móvel de resíduos da construção civil foi entregue nesta 4ª feira 21 à prefeitura de Jaú. Os recursos foram liberados para o Consórcio Intermunicipal Vales dos Rios Tietê-Paraná, que adquiriu o equipamento e o destinou ao município, com o compromisso de atender as 29 cidades que integram o consórcio.

A solicitação da emenda foi feita em 2021 pelo ex-vereador jauense Wagner Brasil, pelo presidente do consórcio e prefeito de Itapuí Toninho de Souza e pelo secretário-executivo Carlos de Barros (Puvi), irmão de Wagner. Para fazer uso da usina, os municípios precisam dispor de área ambientalmente licenciada e estrutura para o funcionamento da mesma. De acordo com nota divulgada pela prefeitura de Jaú, o equipamento pode triturar “até 100 toneladas de entulho por hora, transformando os materiais em brita que pode ser usada para a manutenção de estradas rurais”, por exemplo.

Adriana Ventura é deputada federal, administradora e professora de gestão e empreendedorismo (FOTO: Reprodução web)

A usina ficará baseada em Jaú por ser o maior município do consórcio. Representantes das cidades beneficiadas se reuniram no salão nobre da prefeitura para discutir o uso do equipamento, sob coordenação do prefeito Toninho, de Itapuí. Outra usina como esta é esperada para novembro, desta feita encaminhada pelo governo do estado para o consórcio.

Por meio da assessoria, o gabinete da deputada Adriana Ventura confirmou a emenda para compra da usina, via Ministério do Meio Ambiente. “O projeto, no valor de R$ 1,4 milhão, foi selecionado por meio de critério técnico no Processo Seletivo de emendas que a deputada abre todo ano”, explica manifestação da assessoria, encaminhada ao HORAH.

HORAH – Informação é tudo