USO DE IMPRESSORA 3D REDUZ CIRURGIA E RECUPERAÇÃO DE PACIENTES NO ‘AMARAL CARVALHO’

Otávio Iavarone e o consultor João Paulo apresentam protótipos à equipe de Cabeça e Pescoço do 'Amaral' (FOTO: Divulgação)

PROCEDIMENTOS FICAM TAMBÉM MAIS PRECISOS COM PLANEJAMENTO VIRTUAL, EXPLICAM ESPECIALISTAS

Técnica cirúrgica que permite maior precisão e redução do tempo é usada pelas equipes de Cabeça e Pescoço e Bucomaxilofacial do Hospital Amaral Carvalho (HAC) de Jaú. Trata-se de procedimento inovador na programação de cirurgias em pacientes do SUS, que usa a tecnologia tridimensional (3D). Segundo o hospital, a mesma técnica poderá ser utilizada em outras áreas.

O procedimento incluiu a remoção de parte da mandíbula de um rapaz com tumor, técnica chamada de mandibulectomia parcial. Detalhes reais foram para a impressora 3D para confecção dos protótipos. As informações são da assessoria de imprensa do HAC, com base no planejamento elaborado pelo consultor João Paulo de Almeida Prado Oliveira e Sousa. Com todo esse detalhamento, “os especialistas puderam praticamente ensaiar a cirurgia virtualmente e com as peças, melhorando os resultados”, disse.

Cirurgião-dentista do HAC, Giovane Furlanetto acrescentou que o planejamento virtual também reduziu o tempo da cirurgia em 30%. “Ela durou oito horas, mas sem essa prévia poderia ter sido bem mais longa, influenciando depois na recuperação do paciente”, destacou. Especialista em reconstrução microcirúrgica em cabeça e pescoço, Otávio Iavarone disse que o osso afetado foi reconstruído no computador, facilitando a remoção do tumor. “O corte ósseo foi determinado por esse planejamento, preservando o formato e a função [da mandíbula, essencial na mastigação e na fala]”.

As impressoras 3D estão no serviço Bucomaxilofacial do HAC desde meados de 2020. São duas, de última geração. Elas foram adquiridas em parceria com a Fundação Rotária para o Projeto Faces, que oferece próteses gratuitas para pacientes do SUS com mutilações no rosto causadas pelo câncer. São próteses de olhos, orelha, boca e nariz, entre outras. “Nosso objetivo é aproveitar ao máximo nossos recursos, visando a agilidade no atendimento, segurança e conforto aos pacientes”, reforça nota do hospital.

Cirurgiões-dentistas Manuel Toledo e Giovane Furlanetto com o consultor João Paulo: protótipos usados no planejamento virtual de cirurgia (FOTO: Divulgação)

HORAH – Você bem informado