Vacina da gripe – MARÍLIA ESGOTA 12,4 MIL DOSES NO 1º DIA DE CAMPANHA; JAÚ, 7,4 MIL

Vacinação contra a gripe avança para aumentar a cobertura da população-alvo (FOTO: Divulgação)

Em poucas horas, 12.400 doses de vacina contra a gripe Influenza esgotaram nas unidades de saúde de Marília, no 1º dia da campanha de vacinação, ontem (23). Idosos e profissionais da Saúde compõem o público-alvo desta 1ª etapa de vacinação, que vai até 16 de abril. Em Jaú, foram 7.400 doses; na Barra Bonita, 1.800; Mineiros do Tietê, 500. Levantamento indica falta de vacina em mais de 400 dos 645 municípios paulistas.

JAÚ – Secretária da Saúde de Jaú, a médica Márcia Nassif distribuiu áudio nas redes sociais, ontem à noite, informando que do total de vacinas reservou 2.000 para funcionários de hospitais e 5.400 foram enviadas às unidades de saúde, para idosos e profissionais de postinhos. “A quantidade de doses é calculada pelo Governo Federal com base em dados do IBGE em cada município”, explicou.

O que fez esgotar vacinas foi a avalanche de pessoas logo no 1º dia. Para ter ideia de como foi, em 2019 a Saúde em Jaú aplicou 1.000 doses na 1ª semana da campanha; neste ano a procura foi tão maior que todas acabaram em questão de horas. Nassif disse que mais lotes de vacina vão chegar à cidade, “mas gradativamente, ao longo da campanha de vacinação”, o que será informado à população.

ETAPAS – A vacina é distribuída pelo Ministério da Saúde às secretarias estaduais, que ficam incumbidas de fazer o encaminhamento aos municípios. A 1ª etapa vai até 16/4; daí em diante, até 9/5, serão vacinados professores, forças de segurança e portadores de doenças crônicas (diabetes, asma, cardiopatias etc.); na 3ª e última fase, até 22/5, a imunização será para gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 6 anos, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, indígenas etc.

HORAH – Você bem informado