VACINAÇÃO CONTRA COVID NO BRASIL COMEÇA POR SÃO PAULO

Doria acompanhou aplicação das primeiras doses da vacina (FOTO: Reuters/Reprodução)

DOIS PRIMEIROS IMUNIZADOS SÃO ENFERMEIROS, DE 54 E 57 ANOS; CoronaVac foi liberada pela Anvisa

A enfermeira Mônica Calazans, 54 anos, e o também enfermeiro Wilson Paes de Pádua, 57, são os dois primeiros brasileiros vacinados contra a Covid-19. Ambos são de São Paulo e tomaram a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã. O governador João Doria acompanhou a aplicação das vacinas neste domingo (17), dando largada ao plano nacional de imunização.

Mônica é viúva e portadora de comorbidades – diabetes, hipertensão e obesidade. Apesar disso, desde maio se inscreveu e participa do Contrato por Tempo Determinado (CTD) paulista no Hospital Emílio Ribas, considerado epicentro da pandemia da Covid. Ao ser vacinada, disse que foram “dez meses de sofrimento”, agradeceu o esforço de Doria e concluiu: “O senhor não tem noção da minha felicidade”. Ela foi vacinada pela enfermeira Jéssica de Camargo, 30, da Santa Casa de SP.

Os enfermeiros Mônica e Wilson, os primeiros imunizados contra a Covid no Brasil: início por São Paulo (FOTOS: Reuters/Reprodução)

O 2º imunizado trabalha na enfermagem do Hospital Vila Penteado, na Capital. “Me sinto orgulhoso e feliz desse momento”, declarou Wilson ao tomar a CoronaVac em solenidade realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A vacina só foi aplicada hoje após a agência nacional de vigilância sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial por unanimidade. O pedido de liberação foi feito pelo Butantã no dia 8.

HORAH – Você bem informado