Valorização da Vida – PARA PREVENIR SUICÍDIOS, CVV INAUGURA POSTO TELEFÔNICO NESTA 3ª FEIRA

Voluntários passaram por treinamento para iniciar atendimentos no posto telefônico do CVV Marília: trabalho coordenado pelo Navimar (FOTO: Divulgação)

Marília – Com 15 suicídios registrados na cidade neste ano e 93 entre 2013 (ano recorde, com 22 casos) e 2018, Marília ganha Posto de Atendimento Telefônico do CVV (Centro de Valorização da Vida) nesta 3ª feira (10), 19h. Ele vai funcionar em espaço cedido pela Prefeitura, na Estação Rodoviária, Zona Sul, e atenderá pelo telefone nacional 188, contribuindo com a rede nacional de voluntários existente no País.

NAVIMAR – A responsabilidade pelo trabalho será do Navimar (Núcleo de Apoio à Vida de Marília) e o posto telefônico faz parte das atividades do Setembro Amarelo, dedicado justamente à prevenção ao suicídio. “Muitas pessoas estão desesperadas e tudo o que elas precisam é conversar”, justificou o prefeito Daniel Alonso, lembrando que o suicídio “é um mal que está aumentando em todos os países”, daí a importância de apoiar a iniciativa do Navimar.

INVESTIMENTOS – Os voluntários de Marília já foram recrutados e treinados pelo Navimar, seguindo as regras do CVV. A ligação para o 188 é gratuita e o atendimento aleatório, seja de qualquer parte do País. “Nunca houve tanto investimento em Saúde Mental em nossa cidade como agora. Desde o início do governo, em 2017, trabalhamos uma política pública consistente nesse setor, melhoramos e avançamos com os Caps, fizemos novas contratações e agora teremos esse trabalho do Navimar”, destacou Daniel.

Segundo o Navimar, quanto mais voluntários, melhor o atendimento à comunidade (FOTO: Divulgação)

VOLUNTÁRIOS – Marília contará com 40 voluntários plantonistas a partir da próxima 2ª feira (16), que atenderão ligações das 19h às 3h, entre outros horários. “Quanto mais voluntários tivermos, melhor para o bom funcionamento do posto”, disse Maria José Gonçalves, supervisora de ensino e voluntária, que coordena os trabalhos com voluntários na cidade. No País, são 3.400 voluntários em 21 estados e no DF.

HORAH – Você sabe mais