Valorização da Vida – PROPOSTA DO POSTO CVV MARÍLIA SERÁ APRESENTADA DIA 9

Depressão é um dos problemas mais comuns nos dias de hoje, e que pode levar ao suicídio: prevenção é o melhor caminho (FOTO: Ilustrativa)

Proposta de ações para constituir posto físico do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Marília será apresentada oficialmente no dia 9, no auditório da Câmara Municipal, às 19h30. Representantes de diversos segmentos da sociedade local estão sendo convidados, segundo a coordenadora do comitê de preparação do posto do CVV na cidade, Maria José Gonçalves Oliveira.

“Já estamos divulgando um e-mail para que as pessoas interessadas em ser voluntárias desse trabalho possam se inscrever para o curso que iremos oferecer, provavelmente entre a segunda quinzena de julho e o início de agosto”, explicou. O curso terá 30 horas de duração e irá preparar voluntários que vão literalmente ajudar a salvar vidas pelo telefone 188. Anote o e-mail: [email protected].

Maria José estima que o posto do CVV necessite de 15 a 30 voluntários para começar a funcionar, em espaço que será oferecido pela Emdurb na Estação Rodoviária (nas décadas de 80 e 90 Marília teve posto do CVV que também funcionava na Rodoviária, mas na antiga, entre a Av. Santo Antônio e a Rua 24 de Dezembro). “Quanto mais voluntários tivermos, melhor para o bom funcionamento do posto”, finalizou a coordenadora.

SUICÍDIOS – O CVV tem atuação fundamental na prevenção ao suicídio, problema que historicamente tem registrado altos índices em Marília. Só neste ano, estima-se que entre 12 a 15 pessoas tenham tirado a vida na cidade, especialmente jovens deprimidos. O trabalho do CVV consiste em ouvir, compreender, respeitar e confiar na capacidade dessas pessoas que procuram apoio emocional pelo telefone 188. A ligação é gratuita.

HORAH – Você sabe das coisas