VEREADOR VAI À ESALQ ATRÁS DE PLANO PARA RETOMADA DO POLO USP NA CIDADE

Mateus e o diretor da Esalq USP, responsável pelo polo de Jaú, Durval Dourado Neto (FOTO: Divulgação)

OBJETIVO É ABRIR MAIS CURSOS E INCLUIR JAÚ NAS VAGAS DO VESTIBULAR DA FUVEST 2023

 

Vereador e presidente da Comissão de Educação do Parlamento Regional de Jaú, Mateus Turini tenta traçar plano para retomada das atividades do Polo USP na cidade, na antiga área da Cia. Jauense Industrial. Sem atividade educacional neste ano, ele pretende que o polo ofereça mais cursos além da licenciatura em Ciências, cuja última turma se formou em 2020, e fala na “produção e exportação de tecnologia” em áreas vitais para o Estado.

Polo USP Jaú, instalado na antiga área da Cia. Jauense Industrial: reativação (FOTO: Reprodução)

“O plano envolve as atividades que qualquer universidade deve ter: ensino, pesquisa e extensão. Estamos em contato com a USP São Carlos pra montar aqui laboratório forte na área de tecnologia e cursos de graduação”, explicou. O diálogo inicial foi com a direção da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba, que responde pelo polo jauense. Mateus quer a USP Jaú atuando “muito nas áreas de agronomia, ambiental e biotecnologia, visto que estamos no meio do Estado, em condições geográficas estratégicas”.

O polo jauense foi instalado em 2010 e só ofereceu licenciatura em Ciências até 2016, quando não abriu mais vagas de vestibular. Mateus quer mudar essa realidade. “Como presidente da Comissão de Educação do Parlamento Regional, pretendo visitar todos os municípios da região para fazer audiências públicas nas câmaras e ouvir o que a população quer”. O diálogo com a Esalq avança para implantação de novos cursos e laboratórios de pesquisa, entre o final deste ano e início de 2022. Nesse processo, ele acredita que o polo USP Jaú abra vagas de vestibular da Fuvest para 2023.

HORAH – Você sabe das coisas