Vergonha – PREFEITURA TIRA DE CIRCULAÇÃO AMBULÂNCIA MALCONSERVADA E SEM SIRENE, APÓS DENÚNCIA DO HORAH

Ambulância sem condições de uso foi retirada de circulação após denúncia do HORAH: antes, era do SAMU, agora integra a frota municipal da Saúde (FOTO: Reprodução HoraH)

Eram 10h23 da 6ª feira (24), quando fotos do mau estado de conservação de ambulância da Secretaria Municipal da Saúde de Jaú foram enviadas ao HORAH, por WhatsApp. Durante o programa jornalístico HoraH na Rádio Piratininga (11h45 às 13h), o caso foi comentado e feito apelo às autoridades para que o problema fosse equacionado. Às 19h19, novamente por WhatsApp, chegava mensagem confirmando a retirada de circulação daquela ambulância e providências para melhorar a frota.

Com problema elétrico, chave-geral garante o desligamento total do veículo — dispositivo para evitar que a ambulância pegue fogo, por exemplo (FOTO: Reprodução HoraH)

“Quero agradecer tudo aquilo que o HoraH fez para nossa população, que necessita tanto do transporte de urgência e emergência”, diz trecho da mensagem, acompanhada de um pedido: não revelar a fonte, porque os funcionários temem represálias da administração Rafael Agostini. “Já acertaram as viaturas aqui. ‘Baixaram’’ (retiraram de circulação) aquela viatura que nós estávamos rodando e acertaram tudo. Mas foi graças à repercussão do material do HoraH. Não expõe nosso nome não, senão os caras vão fazer retaliação com a gente”, diz outro trecho da mensagem.

PROBLEMAS – Fotos recebidas por HORAH mostram ambulância malconservada, sem sirene e com cartaz no painel alertando para a necessidade de ‘desligar a chave geral’, que corta o sistema elétrico – e, com isso, impedir que o veículo pegasse fogo, por exemplo. “Imagine uma ambulância sem sirene! Como é que ela abre caminho no trânsito supercomplicado no centro da cidade?”, espantou-se o mecânico, empresário e voluntário do grupo de apoio Ideal PX, Márcio Almeida. O pai dele foi transportado para atendimento médico de Jaú para Botucatu, há 15 dias, em ambulância “com as portas traseiras amarradas com arame”, relatou, demonstrando que o sucateamento da frota é crônico.

Estado geral da ambulância evidencia mau-estado de conservação (FOTO: Reprodução HoraH)

HORAH – Você sabe das coisas