Essa semana, prefeito eleito divulgou time feminino que ocupará 40% do 1.o escalão de governo; até agora já foram anunciados 7 dos 14 futuros secretários
O advogado Dr. Rafael Takamitsu, o Goro, será anunciado como Chefe de Gabinete do prefeito eleito Vinicius Camarinha (PSDB). A confirmação foi dada pelo próprio Vinicius ao HORAH, questionado sobre o cargo destinado a ele, que foi coordenador da campanha eleitoral e é o chefe da equipe de transição de governo indicada pelo novo prefeito. Ou seja, homem de confiança e um dos mais próximos de Vinicius.
Nas próximas semanas o restante dos nomes do 1.o escalão do novo governo deverá ser oficialmente anunciado. Até agora Vinicius divulgou sete nomes em duas etapas: no dia 8, do empresário Walter Marques para a Secretaria de Tecnologia e Inovação e do advogado Dr. Estevan Marino para a Procuradoria-Geral do Município; na 5.a feira 21, o time feminino com cinco integrantes: a médica Dra. Paloma Libanio para a Saúde, Valéria Cavecci para Esportes, Cilmara Piza para a Educação, Taís Monteiro de volta à Cultura e Sandra Roim para Assistência e Desenvolvimento Social. Com isso, as mulheres responderão por 40% do 1.o escalão do novo governo de Marília.
Vinicius também tornou dizer que promoverá uma reforma administrativa na estrutura da Prefeitura e que, de cara, cortará três das atuais secretarias. Ou seja, ele reduzirá de 17 para 14 pastas, o que significa que ainda restam seis nomes para serem anunciados por ele nas próximas semanas, entre eles o titular de uma das áreas vitais do governo, que é a Secretaria da Fazenda — principalmente porque especula-se que haja um endividamento municipal igual ou superior a R$ 1,5 bilhão e um orçamento quase totalmente comprometido para 2025.
MULHERES – Ao divulgar o time feminino do governo, Vinicius disse que foi selecionado para “conduzir junto com a gente as mais importantes secretarias com impacto na vida das pessoas, que mexem com a qualidade de vida das pessoas, principalmente as mais simples e que mais precisam”. E acrescentou o compromisso de “recuperar e devolver para a população serviços públicos de excelência”, daí a escolha de mulheres que classificou como “competentes, extremamente preparadas e vocacionadas”.
Novamente o futuro prefeito falou em acabar com as filas de espera por atendimentos na Saúde, e que a população “vai ter notícia logo no primeiro dia da administração de programas relevantes para começar a acolher essa população que está sofrendo”. Segundo Vinicius, trata-se de “um plano de ação rápido, que é o Ganha Tempo da Saúde, para imediatamente recuperar os atendimentos” a partir do “aporte de milhões de reais no primeiro mês, que serão recursos que estarão vindo de fora”.
Sobre a Educação, falou em revisar todas as ações, agilizar os programas da Promoção Social, recuperar projetos importantes do Esporte e, no caso da Cultura, reestabelecer “uma grande conexão Estado-Município” para programas de cultura na rua e outros tantos, inclusive com uso do Teatro Municipal, “completamente abandonado”. Por fim, resumiu dizendo que está “muito empolgado” com “o timaço” que está montando para administrar a cidade junto com ele a partir de 1.o de janeiro do ano que vem.
HORAH – Informação é tudo