Fazem parte dessa colaboração inédita a Farma Conde, Laboratório MCG e Unimar; anúncio foi feito nesta 4.a feira 22
Vinicius Camarinha anunciou nesta 4.a feira 22 uma parceria inédita de colaboração para o desenvolvimento de novos medicamentos, testes para validação de fórmulas já existentes e pesquisas científicas para avançar na descoberta de tratamentos e possíveis curas de doenças. No caso, a Prefeitura firmou parceria com a rede Farma Conde, o laboratório MCG e a Unimar – Universidade de Marília, com a promessa de “unir forças para o desenvolvimento científico”.
Em nota, a prefeitura informou que o “projeto conta com a excelência acadêmica e estrutural da Unimar, que dispõe de laboratórios de última geração e um corpo de cientistas altamente qualificado, e com o perfil inovador do laboratório MCG e da rede Farma Conde”. A ideia é que essa união de esforços proporcione futuramente “um ambiente fértil para a criação de soluções de saúde acessíveis e eficazes para a população” mariliense.
A parceria prevê ainda “pesquisa sobre doenças negligenciadas e desenvolvimento de soluções inovadoras; capacitação de estudantes e pesquisadores para atuar em projetos de alta relevância científica; uso das estruturas e instalações da Unimar, além de pesquisadores e técnicos para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão; e mobilidade acadêmica de alunos e professores da universidade, estágios e oportunidades na área da saúde municipal”.
Vinicius destacou a importância do projeto, dizendo que “investir em ciência e tecnologia é inve4stir no futuro da cidade e na qualidade de vida dos cidadãos”. Ele disse também que cabe a ele como prefeito “buscar novas parcerias, novos negócios, novas oportunidades”, e que o sonho da administração “é ter aqui em Marília a produção de novos medicamentos, pesquisa, vacina” com grandes centros como os parceiros de agora.
Presidente do grupo Farma Conde, Manoel Conde Neto disse que a parceria representa “um marco no compromisso da empresa como bem-estar da sociedade”. O laboratório MCG, referência na área de pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, suplementos e cosméticos, disse acreditar que “o intercâmbio de conhecimentos contribuirá para acelerar os avanços no setor”.
Por fim, a Unimar vê a parceria como possibilidade para ampliar a colaboração da universidade com projetos que beneficiem a comunidade como um todo. O próprio Hospital Beneficente Hospital Universitário (HBHU) vai ajudar a avançar nas pesquisas e soluções. Márcio Mesquita Serva, reitor da Unimar, falou em “integração entre academia, indústria e setor público, uma aliança que reforça o compromisso da universidade com a ciência, a inovação e o bem-estar social”.


HORAH – Informação é tudo