Vinícius: Pro-Oncologia Infantil “é um marco” na prevenção e combate ao câncer infantil

Cláudio Galvão, presidente da Sociedade Brasileira de Oncopediatria, e o deputado Vinícius Camarinha (FOTO: Divulgação)

O projeto que instituiu o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades Correlacionadas, mais comumente chamado de Pro-Oncologia Infantil, foi considerado pelo deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Vinícius Camarinha, como um dos destaques do atual mandato dele. “O atendimento à área da saúde sempre foi uma prioridade do nosso trabalho, mas este projeto foi indiscutivelmente um marco para a prevenção e o combate ao câncer infantil”, avaliou.

Segundo a assessoria do parlamentar e candidato à reeleição, o projeto recebeu total apoio de profissionais da medicina e autoridades ligadas ao tratamento de crianças com câncer, como o presidente da Sociedade Brasileira de Oncopediatria, Cláudio Galvão, e a oncopediatra Doralice Tan, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer e Hemopatias (Gacch). Em Marília, a iniciativa permitiu a destinação de R$ 2,5 milhões para compra de aparelho PET scan pelo Hospital Oncológico da Unimar – trata-se de uma tomografia computadorizada muito utilizada para diagnosticar precocemente o câncer, o desenvolvimento do tumor e se há metástase (espalhamento das células cancerígenas para outros órgãos).

Outras entidades que cuidam da oncologia infantil também “têm recebido investimentos e recursos para um melhor atendimento de pacientes em todo o Estado”, observou a assessoria. Isso porque o Pro-Oncologia Infantil “proporciona o repasse estadual para ações e serviços de atenção oncológica infantil e enfermidades”, além para “formação, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos para o tratamento oncopediátrico e realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas e experimentais”, concluiu.

HORAH – Informação e prestação de serviço