O Governo do Estado prepara o lançamento do programa Alistamento Civil, que vai beneficiar jovens de 18 anos dispensados do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Eles terão a opção de prestar serviços gerais à população, que vão desde dar informações turísticas a prestar primeiros socorros. Para tanto, receberão uniforme, treinamento e auxílio de R$ 500/mês até o fim do ano. O objetivo é incluir no programa jovens em situação de vulnerabilidade social.
15 cidades mais violentas foram escolhidas para o lançamento do Alistamento Civil, entre elas Ibitinga, a 158 km de Marília, conhecida como Capital Nacional do Bordado. O programa será iniciado em agosto com 5 mil jovens e, “se tudo correr bem, no ano que vem a gente faz com 80 mil”, disse o governador Márcio França, em visita a Bauru, dia 19. Para ele, o combate à violência ganharia uma ação preventiva eficaz.
A base para o programa vem de São Vicente, no litoral paulista, onde França foi prefeito e considerada uma das mais violentas do Estado à época. Ele contou que levantamento nos presídios apontou 56% dos detentos na faixa dos 18 anos de idade. “Tivemos então a ideia de oferecer esse respaldo aos jovens dessa idade. Lá, morriam de 15 a 20 meninos de 18 anos/ano. Em 14 anos após iniciarmos o programa, não morreu mais nenhum”, comparou.
(FOTO: Facebook/Divulgação – Márcio França, governador de SP: experiência que deu certo em S. Vicente deve começar no Estado)
No HORAH Notícia