VÍRUS MUTANTE DE MANAUS É IDENTIFICADO EM JAÚ

Ivan disse que momento é de preocupação e tristeza (FOTO: Reprodução vídeo)
  • PREFEITO IVAN CASSARO ANUNCIOU RESULTADO DE EXAMES E PEDIU “CUIDADO TRIPLICADO” À POPULAÇÃO

O que HORAH vinha alertando há semanas está confirmado: variante do coronavírus de Manaus, AM, foi identificada entre pacientes com Covid-19 na Santa Casa de Jaú. “De cinco amostrar enviadas ao Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, três deram positivo para essa nova cepa no sequenciamento genético que foi realizado”, explicou o secretário municipal da Saúde Rodrigo Brandão. O prefeito Ivan Cassaro foi taxativo: “Peço que agora a população tenha cuidado triplicado, porque a maioria [dos pacientes infectados pela variante do vírus] vai a óbito”.

Ivan e Rodrigo se pronunciaram à população por meio de vídeo distribuído à imprensa e nas redes sociais no início da noite deste sábado (13). “É com muita preocupação e com muita tristeza que venho anunciar que a nossa cidade está com o vírus que contaminou Manaus”, iniciou o prefeito, com semblante visivelmente abatido pela má notícia. Ele explicou que amostras colhidas de pacientes jauenses foram enviadas para os exames e o resultado chegou no final da tarde de hoje. Relatório das amostras também foi disponibilizado à imprensa.

Secretário Rodrigo pede que população “se resguarde” para evitar o pior (FOTO: Reprodução vídeo)

A evolução da doença nas últimas semanas, com aumento acentuado do número de internados necessitando de leitos de UTI e também de óbitos, fez as autoridades da Saúde desconfiarem de que alguma coisa estava errada. HORAH evidenciou essa possibilidade toda vez que divulgava o crescimento da doença em Jaú e cobrou providências, levando o próprio Governo do Estado a determinar a realização de um inquérito epidemiológico na cidade.

A descoberta da variante de Manaus entre os jauenses, segundo o secretário Rodrigo, “responde todas as dúvidas existentes até então”. Ele se refere à evolução muito rápida da Covid nos pacientes (a nova cepa é cerca de 50% mais contagiosa e letal). “Vamos tomar cuidado, ficar dentro de casa e nos resguardar, senão medidas ainda mais drásticas terão de ser tomadas, que é tudo o que o nosso governo não quer nesse momento”, concluiu o secretário. Jaú está com atividades não-essenciais de portas fechadas desde 25 de janeiro e já enfrenta onda de protestos.

NÚMEROS ASSUSTADORES – Hoje foram confirmados mais 5 óbitos por Covid em Jaú e outros 6 casos suspeitos. Desde o dia 1.o até agora foram 74 mortes a mais, média de 6,16 por dia. Com 150 mil habitantes, a cidade coleciona 6.439 casos confirmados de Covid, 803 a mais do que no dia 1.o do mês — média de 66,9 diariamente. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado neste sábado pela Prefeitura.

HORAH – Você bem informado