Visitas do Procon têm feito postos abaixarem os preços dos combustíveis

Diretor do Procon Marília, Guilherme Moraes está atuando diretamente nos postos (FOTO: Divulgação/Procon)

Seguindo recomendação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitida dia 16, equipes de fiscalização dos Procons estão visitando postos de combustíveis e fazendo acompanhamento dos preços da gasolina e do diesel, cujos valores para as distribuidoras foram reduzidos pela Petrobras. A expectativa era que essa queda fosse repassada imediatamente para os consumidores, o que os Procons estão verificando.

Em Marília, o diretor do Procon, advogado Guilherme Moraes, informou ao HORAH que “a precificação é livre”, que não se exerce nenhum tipo de controle, “apenas estão sendo colhidos os dados solicitados pela Senacon para posteriormente encaminharmos pra lá”. Há uma conferência entre as notas fiscais de compra e de venda dos combustíveis em cada estabelecimento visitado pelos fiscais, inclusive naqueles denunciados pelos próprios consumidores.

“O simples fato do fiscal estar visitando e analisando, tem puxado os preços para baixo. Repito: não é controle, é só um acompanhamento, mas que está dando resultado positivo para o consumidor”, disse Moraes. Ele acredita que o grande ensinamento disso tudo é o consumidor adquirir o hábito de “pesquisar para realizar mais e melhores compras nos postos que têm o preço mais barato, porque se acumular estoque, a empresa também perde e a tendência é os preços caírem”.

HORAH – Informação é tudo