Se você trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988, pode ter direito a receber valores do PIS/Pasep considerados ‘esquecidos’ no sistema. A consulta pode ser feita por aplicativo do FGTS ou diretamente nas agências da Caixa. O valor médio das cotas é de R$ 2,3 mil, mas tudo vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou dentro do período citado e do salário que recebia naquela época.
As informações foram divulgadas nesta 5.a feira 25 pela Caixa. Há, no total, R$ 24,6 bilhões em cotas no sistema do PIS/Pasep disponíveis para 10,6 milhões de pessoas com valores a receber. Tanto vale para quem trabalhou na iniciativa privada quanto para servidor público. O jeito mais simples e rápido para fazer a consulta dos valores e solicitar a liberação é por meio do aplicativo do FGTS.
No caso, o trabalhador deve selecionar a mensagem “Você possui saque disponível” e, na sequência, “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. O beneficiário pode escolher a forma para receber o valor disponíveis, que pode ser por crédito em conta ou de maneira presencial, no banco.
HORAH – Informação é tudo