Volvo fala em ‘ajuste’ e confirma demissão de 140 funcionários na unidade Pederneiras

Volvo em Pederneiras produz maquinário pesado e é uma das maiores empregadoras do município (FOTO: Reprodução web)

As especulações que surgiram no final de semana estão confirmadas. A fábrica da Volvo Construction Equipment em Pederneiras, região de Bauru, confirmou com exclusividade ao HORAH que demitiu 140 funcionários e justificou com a necessidade de “ajustar a produção”. As informações foram passadas por e-mail, atendendo solicitação da reportagem encaminhada na última 6.a feira 2.

O alerta de que algo estava ocorrendo foi dado em grupos de WhatsApp de Pederneiras, citando “demissões em massa iminentes”. Houve também a conclusão política de que “o silêncio governamental” aumentava a angústia da população, “pois nenhum esforço da Prefeitura é visível para reverter esse destino aterrador” dos empregos na Volvo, afirmando que a “cidade mergulha no abismo do colapso econômico”.

A nota divulgada ao HORAH pela assessoria de imprensa da Volvo atribui as demissões à necessidade de “adequar os volumes (de produção) à diminuição da demanda dos mercados servidos” pela unidade Pederneiras, “nacional e internacional”. A fábrica é uma das maiores empregadoras da cidade, com 800 funcionários até então.

Veja a nota da Volvo ao HORAH, na íntegra:

“A fábrica da Volvo Construction Equipment em Pederneiras (SP) precisou ajustar a produção e reduzir o quadro em 140 funcionários, do total de 800 pessoas que trabalham nesta unidade.

Os ajustes foram feitos para adequar os volumes à diminuição da demanda dos mercados servidos por essa unidade, nacional e internacional. A planta da Volvo CE de Pederneiras é um importante elo do sistema industrial mundial da marca, e boa parte de sua produção é voltada para exportações.

Há quase 50 anos produzindo no Brasil máquinas voltadas para construção e mineração, dentre outras aplicações, a fábrica mantém sua produção normalmente, agora com níveis adequados aos volumes menores previstos para este ano nos EUA, América Latina, Europa e Oceania. Na unidade são produzidas escavadeiras, carregadeiras, caminhões articulados e compactadores.

Curitiba, 04 de março de 2024″

HORAH – A verdade dos fatos