YARA BRASIL DIZ QUE DESATIVAÇÃO EM JAÚ OCORRERÁ ATÉ FINAL DE ABRIL

Yara Brasil produz fertilizantes, tem sede no RS e mantinha unidade misturadora em Jaú (FOTO: Reprodução Web)

“ALÉM DOS DIREITOS”, TRABALHADORES TERÃO PACOTE DE BENEFÍCIOS E APOIO, AFIRMA EM NOTA

A desativação da unidade Jaú da Yara Brasil S.A., onde são produzidos fertilizantes líquidos, foi confirmada pela própria empresa por meio de nota encaminhada ao HORAH. “A Yara Brasil esclarece que anunciou em 6 de janeiro que encerrará as atividades de sua Unidade Misturadora de Jaú em 30 de janeiro”, resume. O desmonte da estrutura fabril, entretanto, “deverá se desdobrar até o fim de abril”.

Unidade de Jaú terá atividades encerradas (FOTO: Reprodução Web)

Quanto à demissão de trabalhadores, a empresa esclarece que “ofereceu aos 29 colaboradores da unidade, além dos direitos previstos em lei, um pacote de benefícios adicionais, orientação sobre carreira e suporte para recolocação” profissional. E finaliza observando que o fechamento da unidade Jaú “em nada impacta a oferta de fertilizantes líquidos para o mercado”.

Ao HORAH, o secretário municipal do Desenvolvimento e Trabalho já falou que foi pego de surpresa pelo encerramento das atividades da Yara Brasil na cidade, que não foi procurado sequer para dialogar e que, se tivesse tomado conhecimento antes, “certamente o impacto [sobre a economia local] seria menor”. Paulo Tebaldi disse ainda que vai falar com o Sindicato dos Químicos e com os próprios trabalhadores e tentar encontrar alternativas para eles no mercado jauense.

HISTÓRIA – A Yara Brasil é empresa de origem norueguesa, fundada em 1905 e que hoje possui vendas em mais de 160 países. O grupo emprega cerca de 15 mil trabalhadores e se intitula “internacional” com operações de produção, venda e serviços na Europa, Américas, África e Ásia. No Brasil, a sede fica em Porto Alegre, RS; há escritórios em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e, até então, 24 unidades misturadoras de fertilizantes líquidos – uma delas em Jaú, que agora será desativada.

HORAH – Você bem informado