‘404’ – MARÍLIA E BOTUCATU ESTÃO NA LISTA DAS BUSCAS E APREENSÕES CONTRA PIRATARIA DIGITAL

Policiais Civis estão nas ruas desde cedo na Operação 404 contra a pirataria digital (FOTO: Divulgação/Deic)

Ao menos 40 policiais civis cumprem mandados de busca e apreensão nas cidades de Marília, Rancharia, Botucatu, Catanduva, Sorocaba e São Paulo nesta 6ª feira (1), contra pirataria digital. Mas o trabalho atinge alvos em 12 estados, incluindo 210 sites que transmitem conteúdo ilegal – filmes, séries e televisão, além de 100 aplicativos de streaming.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública e pretende bloquear ou suspender os sites e os aplicativos ilegais, impedir que apareçam nos mecanismos de busca (como o Google) e remover perfis e páginas disponíveis nas redes sociais. Ao todo, são cumpridos 30 mandados em SP, MG, BA, MT, GO, ES, AM, PE, RN, PB, SC e RS. A operação foi batizada de ‘404’, mensagem que surge na tela do computador quando um site está fora do ar.

Segundo o ministério, os websites piratas tiveram 1,3 bilhão de visitas em 2018 e receberam verbas publicitárias no valor de R$ 17 milhões, entre agosto/15 e agosto/16. Estima-se que existam 4,2 milhões de sinais piratas de TV no País, acarretando prejuízo de mais de R$ 9 bilhões/ano.

HORAH – Você sabe tudo