ABERTURA DO COMÉRCIO TODO SÁBADO ATÉ 17H É PROIBIDA E DÁ MULTA, ALERTA SINDICATO

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Marília (Sincomerciários) alertou que é expressamente proibida a abertura do comércio da cidade todos os sábados até as 17 horas de acordo com o Código de Postura do Município.

Segundo o presidente do Sindicato Mário Herrera, a Lei municipal deve ser respeitada. “O Sindicato já tomou as providências diante das reclamações dos comerciários que se sentem prejudicados com esse anuncio de abertura do comércio todos os sábados até as 17 horas. Já entramos na Justiça do Trabalho para garantir o descanso do trabalhador e o respeito a Lei e a semana inglesa, que prevê o trabalho aos sábados, excluindo as tardes”.

De acordo com o Código de Posturas, o comércio da cidade deve obedecer ao seguinte horário; “abertura e fechamento entre 08:00 e 18:00 horas de segunda a sexta-feira e entre 9:00 e 17:00 horas, em dois sábados de cada mês, sendo que os demais sábados será entre 9:00 e 13:00 horas”.

“Já solicitamos a Prefeitura de Marília que fiscalize e multe as lojas que descumprirem a Lei municipal. Se existe Lei, é para ser respeitada. O comerciário também tem direito de conviver com sua família e de ter tempo para cuidar da sua vida”, frisou o presidente do Sindicato.

O Sindicato dos Comerciários de Marília já iniciou uma movimentação no comércio junto aos trabalhadores com um abaixo assinado, para mostrar a indignação da categoria com alguns representantes do setor patronal. “Vamos mostrar que o comerciário está insatisfeito com essa situação e que apoia as ações do Sindicato. O abaixo assinado é só primeiro ato de outras manifestações que podem acontecer em Marília com a participação de outros 70 Sindicatos da categoria do Estado, caso insistam no descumprimento da lei”, explicou Herrera.

O Sindicato dos Comerciários de Marília fica na Rua Paraíba, 31 – centro e para mais informações e denúncias sobre aberturas irregulares, basta ligar no telefone (14)3413-1059 – não é necessário se identificar.

  • c/ informações da assessoria de imprensa

HORAH – Informação é tudo