NESTA 2ª FEIRA FOI REABERTO O COMÉRCIO; 5ª, SERÃO RESTAURANTES; SÁBADO, IGREJAS; 2ª QUE VEM, ACADEMIAS
Com base em liminar concedida pelo Tribunal de Justiça (TJ) de SP, permitindo a edição de normas para a volta das atividades econômicas, a Prefeitura de Tupã, na região de Jaú, reabriu o comércio, clínicas médicas, escritórios profissionais e salões de beleza e barbearias nesta 2ª feira (11). Um plano de retomada econômica foi editado por meio de decreto pelo prefeito Caio Aoki e mais de 60 fiscais municipais colocados nas ruas para orientar comerciantes e empresários.
“Se os comerciantes, funcionários e clientes não seguirem as determinações elaboradas pela Prefeitura, nós suspenderemos o decreto”, disse o prefeito. Estabelecimento flagrado fora das regras será notificado; em caso de reincidência, o proprietário terá o alvará cassado e o local poderá ser interditado. As novas regras só vão persistir se a cidade não tiver agravamento da situação epidemiológica e se, em caso de recurso do Estado contra o município, o TJ não cassar a liminar obtida pela Prefeitura.
“A saúde da população será sempre a nossa prioridade”, afirmou Aoki ao apresentar o plano de saída do regime de isolamento social para o de Distanciamento Social Seletivo (DSS), seguindo recomendações do Ministério da Saúde. Na 5ª feira (14), vão reabrir restaurantes, bares, lanchonetes e similares para consumo no local até 22h e, daí em diante, só no delivery. Se a comida for self-service, um funcionário do estabelecimento deverá servir os clientes, para evitar que todos manuseiem os mesmos talheres; as mesas devem ficar a 1,5m uma da outra e receber 2 clientes por vez, a menos que sejam da mesma família. Por fim, quem manusear alimentos não poderá fazer recebimentos.
No sábado (16), o decreto de Aoki permitirá a volta das reuniões religiosas, mas com restrições: distanciamento de 1,5 m entre pessoas; local arejado e com ocupação máxima de 30% da capacidade; proibição da presença de pessoas com mais de 60 anos ou menores de 12. Na 2ª feira (18), as academias de ginástica e de dança poderão reabrir, desde que os equipamentos estejam a 3m de distância um do outro; que os clientes não compartilhem bebedouros, chuveiros etc (devem levar água própria e toalhas pessoais); que não haja aulas coletivas; que colchonetes, maçanetas, portas, corrimãos etc sejam higienizados constantemente; que sanitários sejam usados só em casos de urgência.
Segundo Caio Aoki, Tupã fez tudo o que estava ao alcance da Prefeitura para barrar o coronavírus, inclusive implantando barreiras sanitárias nos acessos à cidade. Flexibilizar a economia “foi uma decisão difícil, mas conseguimos essa liminar judicial concedendo a Tupã o direito de decidir o que fazer a partir de hoje, então assinamos o decreto, publicamos e estamos monitorando”, disse o chefe do Executivo.
HORAH – Informação é tudo