AGLOMERAÇÃO EM PARQUE ‘PODE COMPROMETER ESTABILIDADE’ DA PANDEMIA, ALERTA PREFEITURA

Mortes aumentam após aglomerações (Foto: Divulgação/PMJ)

Secretário responsável pela fiscalização diz que ‘será preciso agir’ e não descarta fechar novamente o Parque do Rio Jaú, ‘se população não colaborar’

Excesso de pessoas aglomeradas no Parque do Rio Jaú no fim-de-semana preocupou o secretário da Transparência Pública Luiz Urbano, responsável pela fiscalização municipal. “Tinha muita gente, precisamos pedir a intervenção da PM com a Atividade Delegada, mais a atuação da Defesa Civil, para dispersar as pessoas do local”, disse ao HORAH, antevendo a necessidade de “tomar uma providência para evitar que a gente tenha de fechar aquele espaço novamente”.

Além da D. Civil, PMs em Atividade Delegada também tiveram de agir na praça para dissipar aglomerações (Foto: Divulgação)

O Parque voltou a ser aberto ao público na fase atual da quarentena, flexibilizada pelo decreto municipal da 6ª feira (23), que liberou funcionamento de shopping, galerias de lojas, bares e restaurantes, academias e clubes, ainda sob rigoroso protocolo de segurança sanitária. “Os comerciantes, restaurantes, seguiram à risca o decreto municipal, não teve nenhuma denúncia através da Ouvidoria”, comentou Luiz Urbano. “O problema foi mesmo no Parque do Rio Jaú (que fica na avenida do shopping), onde, além da grande aglomeração, tinha muita gente sem máscara”.

Em nota, a prefeitura disse que “o desrespeito às medidas de segurança podem comprometer a estabilidade dos casos [de Covid-19] no município”, visto que Jaú vem registrando quedas sucessivas nas internações e nos óbitos – semana passada a média foi de 0,57 óbito/dia, a mais baixa do ano. “(…) essa é uma luta que perderemos se não respeitarmos protocolos de distanciamento social e biossegurança”, diz a nota.

HORAH – Informação é tudo