AGORA É OURINHOS QUE LIBERA COMÉRCIO EM REGRAS PRÓPRIAS PARA A FASE VERMELHA

Com novo decreto municipal, comércio de Ourinhos volta a funcionar (FOTO: TV Tem/Reprodução)
  • PARAGUAÇU E STA. CRUZ DO RIO PARDO SEGUEM NA MESMA LINHA, AMPLIANDO DESOBEDIÊNCIA AO PLANO SP

Seguindo o que fez Bauru no domingo, ontem (26) foi a vez de a Prefeitura de Ourinhos editar decreto flexibilizando a economia da cidade, permitindo atendimento presencial em restaurantes e lanchonetes, por exemplo. A cidade se encontra na fase Vermelha do Plano SP, tal qual Bauru, Marília e Jaú. A decisão de liberar serviços não essenciais também foi seguida pelas prefeituras de Paraguaçu Paulista e Santa Cruz do Rio Pardo.

O decreto ourinhense entrou em vigor nesta 4ª (27) com validade até a próxima 3ª feira (2). Lojas do comércio varejista, shoppings, academias, igrejas, salões e barbarias estão entre os serviços liberados para funcionar. Restaurantes e lanchonetes, por exemplo, podem receber público até 20% da capacidade de cada estabelecimento e com respeito às regras sanitárias; bares continuam funcionando apenas nos sistemas delivery e drive-thru de 2ª a sábado, das 10h às 19h. Praças, ciclovias, pistas de caminhada, casas noturnas, cinemas etc. estão proibidos de funcionar.

A Prefeitura de Ourinhos também criou uma espécie de ‘toque de recolher’, restringindo a circulação das pessoas em vias públicas entre meia-noite e 5h, diariamente, exceto dentro de veículos. Consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos também está proibido nesse novo decreto. Por outro lado, a Prefeitura liberou o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares, conforme regras do Plano SP. E tal qual aconteceu com Sorocaba e Bauru, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional já informou que não vai tolerar descumprimentos à fase Vermelha e que tomará as medidas cabíveis contra Ourinhos.

HORAH – Você bem informado