Agressão e ameaça: sessão de câmara tumultuada acaba em B.O. e vai pra Justiça; VÍDEO

Veja o momento exato em que o presidente Moretti agride o vereador Mateus com safanão na direção do rosto do colega (IMAGENS: TV Câmara Jaú/Reprodução)

Irritado com insistentes pedidos de Ordem do vereador Mateus Turini, da oposição, o presidente da Câmara de Jaú Maurílio Moretti, que é governista, descarregou o destempero em um safanão que acertou de raspão o rosto do colega e o empurrou para longe. “Saia de perto de mim, vereador!”, repetiu por três vezes, protagonizando assim a primeira agressão física no plenário do Legislativo, nos 170 anos do município.
Pior que isso, desencadeou mais violência. Porque Mateus citou que a filha da assessora do presidente ocupa cargo comissionado na prefeitura, o marido dela esperou o vereador na saída da câmara e, dedo em riste e aos gritos, mandou que calasse a boca e o ameaçou. “Se você citar o nome da minha filha novamente, eu vou te encontrar (…). Fale mais uma vez da minha filha (…) pra você ver o que você vai encontrar”, disse Carlos Pagini, conforme vídeo anexado ao B.O. lavrado após os episódios.
“Agora nós vamos juntar os vídeos da sessão da Câmara e demais provas, levar à Comissão de Ética (contra o presidente) e ingressar com as devidas ações judiciais contra a agressão e ameaças que recebi, além das injúrias proferidas contra o vereador José Carlos Borgo (ofendido na saída do Legislativo)”, disse Mateus.
Durante a sessão, o presidente anunciou sanções contra ele por perturbar os trabalhos legislativos e lhe impôs censura verbal encaminhadas à Comissão de Ética. “Eu não atrapalhei nada, porque Questão de Ordem está prevista no Regimento Interno, e nisso vou me defender com tranquilidade; mas em momento algum ele pode me empurrar, relar em mim, e vai responder por isso na Comissão de Ética. É preciso dar um basta nesses absurdos, porque só estou tentando exercer meu papel de vereador”, concluiu Mateus.
HORAH – Informação é tudo