‘AMARAL CARVALHO’ APONTA SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER CEREBRAL

HOSPITAL ONCOLÓGICO DE JAÚ PARTICIPA DA CAMPANHA MAIO CINZA; ESTIMATIVAS INDICAM QUE NESSE TRIÊNIO O BRASIL CONFIRMARÁ 11 MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Hereditariedade, exposição à radiação e tumores em outros órgãos aumentam o risco de câncer no sistema nervoso central, mais conhecido como câncer cerebral. Os sintomas variam de acordo com a região do cérebro afetada, podendo se manifestar em fortes dores de cabeça, crises convulsivas ou perda de funções neurológicas (fraqueza, esquecimentos e mudança brusca de comportamento). Para alertar a população, neste mês é realizada a campanha Maio Cinza.

Neurocirurgião Luciano Furlanetti, do HAC (FOTO: Reprodução)

Não é para menos. Segundo estimativa do Inca-Instituto Nacional do Câncer, só no triênio 2020-22 serão diagnosticados 5.870 novos casos desse tipo de câncer em homens e 5.220 em mulheres. “A doença é diagnosticada com base no histórico que o próprio paciente conta em consultório e, a partir daí, requisitados outros exames, como Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética, para fazer o diagnóstico mais preciso e planejar o tratamento adequado para cada caso”, informou o neurocirurgião Luciano Furlanetti, do Hospital Amaral Carvalho de Jaú, referência no tratamento oncológico no Brasil.

O médico também disse que “o tratamento é feito inicialmente com a retirada cirúrgica do tumor, importante para confirmar o tipo dele e determinar o tratamento mais recomendado e, com base nisso, se necessário, complementar o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, ou ambos”. Isso tudo envolve o trabalho de equipe multidisciplinar para garantir “o sucesso do tratamento”, destacou o hospital.

Para prevenir a doença “é importante manter rotina de consultas e exames, principalmente se aparecerem sintomas (…), evitar tabagismo e manter em dia os exames ginecológicos (para mulheres) e urológicos (para homens)”, acrescentou. A detecção precoce aumenta as chances de tratamento eficaz. No Amaral, o atendimento aos pacientes é feito no Departamento de Neurocirurgia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

HORAH – INFORMAÇÃO É TUDO