Aos 100 anos, jurista Tito Costa é sepultado em Torrinha no domingo

Tito Costa estava com 100 anos e morava em Torrinha, terra natal dele (FOTO: Reprodução web)

O jurista Antônio Tito Costa foi sepultado na tarde deste domingo 29 no cemitério municipal de Torrinha, a 52 km de Jaú, onde nasceu e viveu nos últimos anos. Tito Costa faleceu no sábado, depois de permanecer internado em hospital da cidade, mas a causa da morte não foi confirmada pela família. Ele tinha 100 anos e foi considerado um dos maiores nomes do Direito Eleitoral do Brasil.

Tito Costa se formou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP SP, em 1950, e se especializou em Direito Público e Constitucionalista; entre 1955 e 1959, foi vereador em Torrinha; e de 1977 a 1982, prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, ocasião em que apoiou o movimento grevista sindical.

Em 1980, foi ele quem abrigou Lula e a família em sua chácara em Torrinha, depois que o atual presidente da República deixou a prisão por causa das greves trabalhistas. Em nota divulgada no domingo, Lula lamentou a morte de Tito Costa, estendeu condolências aos familiares e escreveu: “Meu colega constituinte e um grande advogado e jurista”. A OAB SP também emitiu nota de pesar e lembrou da atuação de Tito Costa em defesa da democracia e o reconhecimento como um dos maiores profissionais do Direito Eleitoral do País em todos os tempos, autor de várias publicações e livros que viraram referência nesta área.

HORAH – Informação é tudo