Aos 63 anos, morre no Rio a atriz Cláudia Jimenez

Cláudia teve câncer e passou por três cirurgias no coração (FOTO: Reprodução/G1)

Cláudia Maria Patitucci Jimenez, atriz e humorista, morreu na manhã deste sábado 20 no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cláudia tinha 63 anos e estava internada havia dias. Ela já havia passado por três cirurgias cardíacas e enfrentado um tumor maligno no tórax, que exigiu muitas sessões de radioterapia, que teriam afetado o coração.

A atriz nasceu na Barra da Tijuca, também no Rio, em 1958, e estreou no teatro profissional em 1978, na peça Opera do Malandro, autoria de Chico Buarque. Cláudia foi levada para a TV na década de 1980, onde fez várias novelas e humorísticos, dando vida às personagens Cacilda, da Escolinha do Professor Raimundo, e Edileuza, do Sai de Baixo, todos na Globo.

Foi em 1986 que a atriz procurou o médico por causa de uma tosse persistente e acabou descobrindo que tinha câncer — um tumor no mediastino, que fica atrás do coração. Chegou a ser desenganada pelos médicos, mas venceu a doença. Porém, a radioterapia teria afetado os tecidos do coração, levando a atriz a fazer ao menos três cirurgias reparadoras, em 1999, 2012 e 2014. A causa efetiva da morte na manhã de hoje não foi informada ainda.

HORAH – Informação é tudo