AOS 90 ANOS, MORRE O EX-DEPUTADO DORETO CAMPANARI

Doreto foi deputado constituinte em 1988 (FOTO: Reprodução)

O ex-deputado Osvaldo Doreto Campanari faleceu no final da tarde desta 2.a feira (26). Ele estava internado há 5 dias na Santa Casa de Marília, com sintomas de Covid-19 e infecção pulmonar, mas permaneceu no quarto, sem necessidade de intubação. Doreto será sepultado após cerimônia restrita a familiares, sem velório.

Aos 89 anos, Doreto compareceu ao Cartório Eleitoral e fez a biometria: exemplar (FOTO: Reprodução)
Doreto foi deputado estadual e federal por Marília (FOTO: Reprodução)

Aos 90 anos de idade, Doreto foi duas vezes deputado estadual (entre 1974 e 1978 e de 1979 a 1982) e, por outras duas, deputado federal (de 1983 a 1988). Nessa condição, o parlamentar foi o único representante de Marília e região na Assembleia Constituinte, que deu origem à Constituição de 1988. Como deputado, Doreto apresentou mais de uma centena de projetos de lei, entre eles o que instituiu a jornada máxima de 40 horas semanais de trabalho. O início da carreira política, entretanto, foi na Câmara Municipal de Marília, como vereador.

Doreto Campanari era médico oftalmologista formado pela Universidade Federal de Curitiba, PR, antes de ingressar na política. Casado com Ester Doreto Campanari, hoje com 84 anos, teve cinco filhos: José Ivan, João, Osvaldo Filho, Josane e Simone (já falecida).

HORAH – Jornalismo com credibilidade