DESGASTADO, TON BORGES DEIXA A CULTURA E É O 5º A CAIR NO GOVERNO IVAN

O músico Ton Borges pediu pra sair antes de ser exonerado: situação insustentável (FOTO: Reprodução Facebook)

Após várias manifestações de repúdio, inclusive de vereadores, partidos políticos e da comissão da mulher advogada da OAB Jaú, Charleston Borges pediu para deixar a Secretaria da Cultura. A exoneração dele era dada como certa nos meios políticos ainda nesta 2ª feira (26), tamanho o desgaste ocorrido principalmente nos últimos quatro dias. A expectativa agora é pelo substituto de Ton Borges.

Postagem do secretário gerou várias manifestações de repúdio contra ele (FOTO: Reprodução web)

A falta de realizações à frente da pasta, perseguição política de servidores, ofensas e até tentativa de agressão a uma servidora, que levou o caso à polícia, vinham pressionando Ton. Até que na última 5ª feira (22), uma postagem dele nas redes sociais, considerada ofensiva às mulheres, foi a gota d’água. O fim de semana foi de especulações sobre quem poderia substituí-lo com capacidade para apaziguar o meio artístico da cidade e retomar a agenda cultural.

Rodrigo Brandão era um dos secretários mais próximos de Ivan, mas, em março, não resistiu no governo (Foto: Reprodução)
Cel. Jefferson deixou a Secretaria de Governo após crise entre Executivo e Legislativo (Foto: Reprodução)

No meio da tarde, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura distribuiu nota à imprensa com três linhas, informando no título que Ton Borges não era mais o titular da Cultura. “(…) o sr. Charleston Anacleto Borges não ocupa mais o cargo de Secretário de Cultura e Turismo da cidade”, resumiu a nota. Alguns nomes sugeridos ao prefeito Ivan Cassaro teriam sido consultados e declinaram do convite. Ton era o segundo a ocupar a pasta; outros substituídos nesses primeiros 7 meses de governo foram Henrique Galhardo, da Comunicação; Rodrigo Brandão, da Saúde; e Coronel PM Jefferson Bastos, de Governo.

HORAH – Informação é tudo