Após avaliação e cuidados veterinários, onça capturada em condomínio é devolvida à natureza

Onça sedada foi levada para o HVA de Jaú, onde recebeu cuidados veterinários (FOTO: Corpo de Bombeiros/Reprodução)

A onça capturada na garagem de uma casa no condomínio Flamboyant de Jaú, no limite do perímetro urbano e nas margens da rodovia de acesso a Barra Bonita, já está de volta à natureza. O animal foi resgatado com auxílio de profissionais do Corpo de Bombeiros e do Hospital Veterinário Araújo (HVA) de Jaú na manhã da 5.a feira (9), e solto em área de mata na região, com localização não informada pela Polícia Ambiental, na 6.a feira (10).

Inicialmente se falava em uma fêmea adulta, mas trata-se de um macho jovem com aproximadamente 35 kg, da espécie parda (também conhecida como suçuarana), considerado o segundo maior felino do Brasil, perdendo somente para a onça-pintada. O animal pode chegar a 2,5 metros de comprimento e tem habilidades tanto terrestres quanto para subir em árvores, costumando sair para caçar pequenos animais ao anoitecer. Não há relatos de ataques a humanos, a menos que o bicho se sinta ameaçado ou esteja com filhotes.

Após ser capturada no condomínio, o animal passou por avaliação e cuidados veterinários, recebendo curativos na cabeça e nas patas, com queimaduras por causa de áreas incendiadas ao redor de Jaú, inclusive canaviais, onde costuma habitar e caçar. Os bombeiros acreditam que a onça tenha se abrigado no condomínio em busca de proteção e comida. A operação toda contou também com o apoio de equipe especializada do Zoológico de Bauru.

O animal na chegada ao hospital veterinário em Jaú (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução)
Momento em que a onça foi devolvida à natureza, em região de mata (FOTO: Polícia Ambiental/Reprodução G1)

HORAH – Informação é tudo