Após denúncia, prefeitura remove ‘montanha’ de pneus a céu aberto

Pneus amontoados irregularmente a céu aberto no Ceprom, filmados e denunciados por vereador na Câmara (FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal)

A 3.a feira (28) amanheceu com caminhão da empresa Policarpo Reciclagem carregando verdadeira ‘montanha’ de pneus usados e amontoados a céu aberto no Ceprom, antigo centro de produção municipal onde fica, entre outras, a sede da secretaria do Meio Ambiente de Jaú. O descarte irregular dos pneus foi denunciado pelo vereador Luiz Henrique Chupeta na tarde anterior, em reportagem publicada pelo portal HORAH, e oficialmente na sessão da Câmara Municipal, no início da noite, inclusive com exibição de imagens do crime ambiental no telão do Legislativo.

Pneus lotaram caminhão e parte que não coube foi guardada em local coberto até a próxima viagem: “pequeno acúmulo”, segundo nota da prefeitura (FOTO: Secom/Reprodução)
Apesar da remoção dos pneus, Chupeta vai levar o caso ao MP para evitar que se repita (FOTO: Reprodução TV Câmara)

“Pra economizar, que é a ordem da atual administração, tiraram os pneus do Ecoponto e levaram para o Ceprom, onde foi depositado de maneira irregular. São centenas de pneus a céu aberto, um crime ambiental que ainda põe em risco a saúde dos servidores e da população vizinha, por causa do acúmulo de água de chuva que favorece a proliferação do mosquito da dengue”, expôs Chupeta. Aos vereadores da base aliada que pedem que situações como essa sejam levadas primeiro ao conhecimento do prefeito, Chupeta desabafou: “Mas o ignorante do prefeito aceita? Faço a pergunta: aceita?”

Nos bastidores da Câmara o assunto foi alvo de comentários entre vereadores, inclusive dos aliados, inconformados com a situação. Telefonemas foram feitos para o secretário do Meio Ambiente Giovani Fabrício e para o prefeito Jorge Cassaro, cobrando providências. Por volta das 11h de hoje, a Secretaria de Comunicação emitiu nota informando a remoção dos pneus “para serem transformados em asfalto ecológico ou usados por caldeira em matriz cimentícia”; também disse que agora “o Ecoponto de pneus fica no Ceprom”; e que o “pequeno acúmulo” ocorreu porque “coleta agendada na última semana sofreu atraso”.

Apesar da remoção, Chupeta disse ao HORAH que levará o vídeo da ‘montanha’ de pneus a céu aberto para o Ministério Público (MP), para evitar que o problema se repita; ele ganhou apoio do vereador Mateus Turini, que ficou abismado com a quantidade de pneus acumulados no local sem nenhum cuidado, prometendo acompanhar Chupeta nas denúncias e providências que serão tomadas neste caso.

HORAH – Informação é tudo