Prefeitura publica licitação 10 minutos depois de vereador denunciar ‘lixão’

Vereador Luizinho ao lado da 'montanha' de lixo a céu aberto: altamente contaminante, chorume escorre no solo (FOTO: Reprodução gabinete Luizinho Andretto)

Exatamente 10 minutos depois que o vereador Luizinho Andretto iniciou pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Jaú na 2.a feira (27), denunciando ‘lixão’ acumulado na estação de transbordo da cidade, com excesso de detritos e muito chorume escorrendo no solo, a prefeitura publicou licitação para remoção dos resíduos. A postagem foi feita às 17h12; o vereador começou a falar às 17h02. Coincidência? Para Luizinho, não.

Vereador vem denunciando crime ambiental na estação de transbordo desde março do ano passado (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

“Desde março de 2022 que eu venho recebendo denúncias e acompanhando esse problema. Já fiz várias denúncias e vou voltar ao Ministério Público para que sejam tomadas providências urgentes contra esse crime ambiental gravíssimo”, comentou para o HORAH. A concorrência pública nº 002/2023 está marcada para 31 de março, às 8h, quando a prefeitura pretende contratar empresa para o transbordo e transporte de resíduos para aterro sanitário contratado pelo município — atualmente o lixo é levado para Piratininga, na região de Bauru.

“Só que a empresa VFN não está dando conta do serviço, e faz tempo, por isso tem uma ‘montanha’ de lixo acumulado lá, como nunca se viu. Eu tenho conhecimento que no dia 27 de janeiro finalizou o contrato, e mesmo com a empresa não fazendo o serviço, a prefeitura renovou com ela”, explicou o vereador na denúncia. O custo não é pequeno, estimado em cerca de R$ 3,3 milhões nesta renovação. Com a licitação que foi aberta, o contrato atual se encerra no momento em que a nova empresa iniciar os trabalhos.

HORAH – Informação é tudo