ARARAQUARA DECRETA LOCKDOWN POR 15 DIAS E RESTRINGE CIRCULAÇÃO NAS RUAS

A secretária da Saúde Eliana Honain e o prefeito Edinho: Araraquara em lockdown (FOTO: Reprodução Web)

Depois de confirmar a presença das variantes amazonense e britânica do coronavírus na cidade, a Prefeitura de Araraquara editou decreto e entra nesta 2ª feira (15) em lockdown. A medida tomada pelo prefeito Edinho Silva (PT) tem validade por 15 dias com medidas de restrição mais duras, na tentativa de conter a circulação das novas cepas e a propagação da Covid-19.

Araraquara já estava na fase Vermelha do Plano SP, a mais restritiva delas, mas a partir de agora só quem trabalha em atividades essenciais poderá circular na cidade. É o caso de funcionários de farmácias, postos de combustíveis, padarias e supermercados ou quem sair de casa para ir a esses locais, que deverão fechar as portas às 20h.

Para garantir o cumprimento do novo decreto, Edinho informou que equipes de fiscalização municipais vão fazer blitzes pela cidade. Primeiro, os fiscais devem orientar a população; em caso de reincidência, há mecanismos legais que permitem multar tanto estabelecimentos comerciais (pessoas jurídicas) quanto o cidadão (pessoa física).

As variantes do coronavírus, consideradas mais agressivas e de contágio muito mais rápido que a original, foram confirmadas na 6ª feira (12), após exames laboratoriais do Instituto de Medicina Tropical, da USP. Segundo Edinho, as mutações do vírus exigirão “maior rigor” do Poder Público e, “da sociedade, maior sacrifício para que a gente não perca o controle no enfrentamento à doença”.

Nos primeiros 13 dias deste mês, Araraquara registrou mais 27 mortes por Covid, o que fez de fevereiro o mês com mais óbitos pela doença – em janeiro foram 24. A taxa de ocupação de leitos nos hospitais de Araraquara segue alta: 100% nas enfermarias e 96% na UTI. “Estamos próximos do colapso de atendimento, com a Prefeitura ampliando leitos todos os dias”, alertou o prefeito.

HORAH – Você sabe tudo