UNIDADES SE DESTINAM A PACIENTES PSIQUIÁTRICOS E FUNCIONAM 24 HORAS POR DIA EM MARÍLIA
Duas primeiras unidades da Residência Terapêutica foram inauguradas pelo prefeito Daniel Alonso, para pacientes que vieram das alas de psiquiatria dos hospitais de Marília. Elas já funcionavam em caráter experimental desde abril e foram oficialmente entregues nessa 4ª feira (3). A unidade ‘Girassol’ fica no Maria Izabel, Zona Leste, destinada a homens; a ‘Azaleia’ fica no Fragata, região central, para mulheres.
Cada Residência Terapêutica tem capacidade para até 10 moradores, funcionam 24 horas de 2ª feira a domingo, e contam com 21 colaboradores mantidos pela prefeitura, entre cuidadores, pessoal de enfermagem, cozinha e serviços gerais. A gestão é do Instituto Brasileiro de Cidadania (IBC), ganhador do Chamamento Público feito pela prefeitura.
“A saúde mental tinha uma demanda grande e certamente vai crescer muito mais agora, no pós-pandemia”, observou Daniel. “Temos de estar preparados para atender essas pessoas com toda a dignidade e qualidade nos serviços, para fazer daqui a casa deles”. A intenção do prefeito é implantar mais duas Residências Terapêuticas em 2022 e outras duas em 2023. “Marília avançou muito na saúde mental neste governo e essas unidades são um marco na gestão do Daniel”, destacou Simone Cotrim, ex-coordenadora da Saúde Mental municipal, presente ao evento.
HORAH – Você sabe das coisas