Dois aviões T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) utilizados para treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) trombaram em pleno voo e um deles caiu em canavial de Pirassununga, no interior de SP. O acidente aconteceu na tarde desta 6.a feira 1.o e está sendo avaliado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O piloto do avião que caiu conseguiu se ejetar e acionar o paraquedas a tempo, sendo recolhido pela equipe de resgate da FAB Pirassununga, mas o estado de saúde dele não foi divulgado. O outro avião, apesar de avariado, pousou em segurança. Os nomes dos pilotos não foram informados.
Segundo a FAB, os T-27 faziam voo de instrução quando colidiram no ar. A nota divulgada diz somente que “…duas aeronaves T-27 Tucano, utilizados em treinamento de cadetes da AFA, colidiram durante voo de instrução”, e que o Cenipa trabalha para “identificar possíveis fatores contribuintes (para o acidente), para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”.
O T-27 é uma aeronave turbohélice adotada para o treinamento oficial da AFA há 40 anos, em substituição ao modelo Cessna T-37 que era usado até então. Recentemente, dia 22/10, outro caça da FAB caiu em Natal-RN, ocasião em que o piloto também conseguiu se ejetar.
HORAH – Informação é tudo