Bauruense que já ficou presa pelos atentados de 8/1 irá a julgamento na 6.a feira

A bauruense Fátima Pleti: maioria no STF é pela condenação dela (FOTO: Reprodução web)

A bauruense Fátima Aparecida Pleti será submetida a julgamento pela participação nos atentados de 8 de janeiro em Brasília, na Praça dos Três Poderes, quando houve danos aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Nunes Marques marcou o julgamento virtual para a próxima 6.a feira 6, com término previsto para dia 16.

Fátima é acusada em ação penal proposta pela Procuradoria Geral da República da prática de diversos crimes, entre eles de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado ao patrimônio público. Ela nega que tenha feito parte da organização dos atentados e que apenas levou uma carnavana para manifestação pacífica em Brasília naquela data, sem qualquer interesse em ofender a democracia ou as instituições nacionais.

durante os 10 dias do julgamento virtual, cada ministro poderá apresentar voto pela absolvição ou condenação de Fátima; não haverá sessão presencial nem espaço para manifestação oral dos advogados de defesa. Fátima já ficou presa após ser identificada nos atos de 8/1, tendo deixado a penitenciária feminina do DF em 9/8, sob condições — a principal delas, de fazer uso de tornozeleira eletrônica.

HORAH – Informação é tudo