‘Bem-estar’ – POLÍCIA CUMPRE 100 MANDADOS DE BUSCAS E PRISÕES CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, INCLUSIVE EM PRUDENTE

38 mandados de prisão temporária, 46 de busca e apreensão e 16 de buscas administrativas estão sendo cumpridos na manhã desta 4ª feira (3), em várias unidades prisionais do Estado. Também foi determinado o bloqueio e sequestro judicial bancário sobre 38 CPFs. O trabalho é realizado pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

REGIÃO – Em Presidente Prudente, a operação foi batizada ‘Welfare’ (‘bem-estar’, em português), contou com apoio do Ministério Público (MP) e de agentes penitenciários. O alvo dos policiais civis na operação foi uma facção criminosa com atuação dentro e fora de presídios.

TROCA – O esquema funcionava assim, segundo as investigações: a organização financiava o fretamento de ônibus para transporte de familiares de presos, pagava despesas de aluguel e até de tratamento de saúde para eles, e, em troca, usava as contas bancárias deles para lavar dinheiro do tráfico. Essa célula foi denominada ‘Sintonia de Ajuda’, segundo a polícia.

FORA – Integrantes da facção fora dos presídios eram responsáveis por receber os valores junto com os titulares das contas bancárias. Eles também ficavam com os cartões. Quando o saque passava do limite permitido no autoatendimento, o titular da conta fazia o saque no caixa, mas na companhia do chamado ‘recolha’, responsável pelo transporte do dinheiro.

HORAH – Você sabe das coisas