Boa notícia – SANTA CASA É CREDENCIADA PARA SEDIAR NOVO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Santa Casa finalmente irá receber recursos repassados à Prefeitura e que se destinam ao hospital (FOTO: Reprodução)

Com 5 vagas criadas no final do ano passado para Clínica Médica, a Santa Casa de Jaú ganha novo Programa de Residência Médica, que já está com credenciamento autorizado pelo Ministério da Educação. Membros da Comissão Nacional de Residência Médica avaliaram o hospital em dezembro. O programa terá duração de 2 anos e funcionará em parceria com a Faculdade de Medicina de Jaú, sob a supervisão do médico Gustavo Buchalla.

Em nota, a Santa Casa informou que espera preencher as vagas ainda neste ano por meio de concurso do SUS SP, que é o maior exame de residência médica do Brasil. Mais de 14 mil candidatos disputam cerca de 800 vagas previstas para 2020 no Estado. Essa competitividade é vista com bons olhos pelo coordenador da Comissão de Residência Médica da Santa Casa, Celso Módolo. “Os profissionais precisam estar bem preparados para serem aprovados”, explicou.

O HOSPITAL – O “perfil de funcionamento” da Santa Casa, segundo Módolo, “se encaixa bem com a formação dos novos médicos”, visto que atende “a quase todos os tipos de doenças em que há agravamento do quadro de saúde e é necessário o atendimento hospitalar”. Para o provedor Alcides Bernardi Júnior, o novo programa de residência é “uma grande conquista para a área médica regional”.

OUTRO – Desde 2014, a Santa Casa possui residência médica também na área de Anestesiologia. O curso é de 3 anos e, até agora, 7 médicos terminaram a especialização na cidade. Módolo diz que todo investimento em Educação e “melhoria da qualificação técnica, melhora também a qualidade do atendimento à população”. Ou seja, além do hospital e do profissional, quem mais ganha “é o paciente, que terá um atendimento médico de melhor qualidade”.

HORAH – Você bem informado