Cachorro-do-mato com queimaduras é sedado a cada 48 horas para curativos

Por causa dos ferimentos, animal ainda não consegue abrir os olhos e, segundo veterinários, pode ficar cego (FOTO: Reprodução/PMJ)

Cachorro-do-mato resgatado em estado grave e queimaduras pelo corpo nas proximidades da Venda Seca dia 18, continua internado e sob cuidados da secretaria de Proteção e Direitos dos Animais em Jaú. “Para limpeza das feridas, que é um procedimento doloroso, o animal passa por sedação a cada 48 horas”, informa nota distribuída pela prefeitura nesta 4ª feira 23. Por enquanto não tem previsão de alta para que o animal seja devolvido à natureza.

Neste caso, trata-se de um macho jovem, com idade estimada entre 2 e 3 anos, “encontrado com queimaduras por todo o corpo”, causadas por incêndio na zona rural onde ele vivia. O local é muito frequentado, fica no bairro rural de Anhumas, onde há muitos condomínios de casas e chácaras, todo rodeado por lavouras de cana, na zona oeste do município.

Apesar de tudo, a nota destaca que o cachorro-do-mato está em recuperação, “se alimentando espontaneamente e respondendo bem ao tratamento”. As queimaduras mais graves se localizam nas patas e na cara do animal, tanto que os veterinários ainda temem a possibilidade de o bicho ficar cego. “Ele ainda não consegue abrir os olhos, por isso não dá pra afirmar que houve perda da visão, mas devido a gravidade das lesões existe a possibilidade de ele ficar cego dos dois olhos”, observa a nota enviada ao HORAH.

O tratamento das feridas está sendo feito com anti-inflamatórios e analgésicos, e antibióticos estão sendo administrados para evitar infecções. Para não haver risco de outras complicações e doenças, o cachorro-do-mato já foi imunizado com a vacina polivalente. Na mesma nota sobre o estado clínico do animal, a prefeitura pede que a população evite fogo em quintais e terrenos baldios, pois a falta de chuva e a vegetação seca pode alastrar as chamas e atingir matas ao redor da cidade, ferindo e até matando animais silvestres.

HORAH – Informação e prestação de serviço