Cadê a água? – Nível do Batalha cai demais e DAE para parte da captação

Parte da captação já foi interrompida no Batalha, por causa do baixo nível de água (FOTO: 94FM/Reprodução)

Com apenas 1,31m de profundidade, o nível da lagoa de captação de água no rio Batalha ficou tão baixo que o DAE divulgou a paralisação de parte dos serviços no local, nesta 3.a feira 13 de carnaval em Bauru. Segundo divulgou o site Contraponto, a produção baixou para 200 litros/segundo, o que significa que ou chove para elevar o nível ou a captação para abastecimento da cidade “entra em colapso”.

O efeito dessa crise já está sendo sentido pela população: parte da cidade está sem fornecimento regular de água desde o último fim de semana – e por causa do remanejamento que é feito, o problema ocorre também nos bairros onde há poços para abastecer a rede. Os primeiros sinais desse desabastecimento foram notados na semana passada e fez o DAE divulgar nota de alerta à população.

O grande problema está na escassez de chuvas neste período, prolongando demais a estiagem. O resultado foi imediato: o nível da lagoa de captação chegou a 2,21m na 6.a feira 9, cerca de um metro menos do que o recomendado para o sistema de abastecimento funcionar plenamente. E o volume de água começou a cair demais, indo para 1,85m e, agora, para apenas 1,31m.

Com o ‘feriadão do carnaval’, quando as pessoas ficam mais tempo em casa e acabam usando mais água do que normalmente ocorre, o DAE solicitou que os bauruenses fizessem “uso consciente da água”, priorizando necessidades básicas como higiene pessoal e alimentação – até porque não há previsão de chuva abundante e constante que restabeleça o nível do Batalha.

HORAH – Informação é tudo