Cadê a fiscalização? – OUTRA VEZ FOGO TOMA CONTA DO FINAL DA AV. DAS ESMERALDAS

Virou rotina e ninguém toma nenhuma providência. Não há fiscalização nem punição, apesar das constantes denúncias — e o problema só aumenta. De novo teve muito fogo no final da Av. das Esmeraldas, em Marília, bem próximo a populosos condomínios de prédios e casas. Trata-se de uma das regiões mais valorizadas da cidade, mas esquecida quando se trata de fiscalização preventiva e punitiva, e outros cuidados correlatos.

Pior é que as áreas sempre incendiadas estão ao lado da Rodovia do Contorno, na chegada à cidade para quem vem de Vera Cruz. Resultado: dependendo do lado que o vento sopra, a movimentação de veículos na pista é prejudicada pelo excesso de fumaça. E mesmo assim a fiscalização não funciona. Nunca é demais lembrar que queimada é proibida e a legislação prevê punições aos responsáveis, seja por atear o fogo, seja por não proteger a área queimada. Em Marília, pelo jeito, tudo isso é em vão.

BOMBEIROS – A salvação está sempre no Corpo de Bombeiros, que nunca deixa de atender a nenhum chamado da população feita pelo 193. Nesse início de noite de 3.a feira (16), os ‘homens do fogo’ compareceram novamente à avenida para dar combate ao fogo, impedindo que a queimada invadisse noite e madrugada. Das vezes anteriores foi a mesma coisa, segundo relatam moradores ao HORAH, que já fez registro de fogo e fumaceiro nessa região de Marília.

NOTA DO HORAHCidades onde o nível de consciência é maior e o Poder Público realmente se mostra interessado em proteger a população já dispõem de grupos treinados e especializados em prevenir e combater queimadas urbanas. Elas prejudicam o meio ambiente e, acima de tudo, a saúde das pessoas. Marília já montou o seu plantão de atendimento à população fora dos horários de expediente? Qual o telefone disponível? Quem faz parte desse programa? Onde ele está instalado? Infelizmente, por mais que o problema seja recorrente no período de estiagem que está começando agora, essas perguntas permanecem sem respostas na cidade. Simplesmente lamentável.

  • O fogo ‘ingênuo’ do final da tarde se alastrou, tomou conta da enorme área baldia e levantou densa coluna de fumaça: coitada da vizinhança, sempre (FOTO: HoraH)

  • Chamados pelos moradores da redondeza, os Bombeiros chegaram pouco depois das 18h35 (FOTO: HoraH)

  • Quem colocou fogo, no final da tarde, provavelmente queria ‘limpar’ a área, roçada na semana passada (FOTO: HoraH)

  • No dia 25/3, conforme divulgou HORAH, acionado pelos moradores vizinhos, o fogo foi em área anexa que também acabava de ser roçada: o fumaceiro invadiu a SP 294 (FOTO: HoraH)

HORAH – Em defesa dos direitos do cidadão